top of page
cooperativa, projeto social, agricultura familiar, sustentabilidade, ecologia.
Projeto experimental Cooperssaf

Encerramento e conclusão.

 

Do Projeto:

 

Através da ciência da comunicação social, utilizando do método de experimentação em loco, identificando problemas e gerando ações de tentativa, erros e acertos. Baseando-se  em videos, estudos e conteúdos pesquisados na web em sites de instituições e de sabedoria popular, foram desenvolvidos e aplicados ações que condizem com a base ideológica do projeto Cooperssaf.

 

Questão geral:

 

É possível o desenvolvimento de agricultura familiar e preservação ambiental?

 

Objetivos:

 

Trabalhar a ideia de agricultura familiar produção de alimentos e renda, sociabilização e iniciação de inclusão do pensamento de sustentabilidade, boas práticas produtivas e ambientais em pequenos espaços e propriedades.

 

Inicio oficial Abril de 2022.

Duração 1 ano e 6 meses.

 

O que foi feito?

 

1)- Como parte inicial foi introduzido conceitos de cultura organizacional, observação da sustentabilidade como área produtiva, de manejo, área de proteção e preservação.

 

2)- Limpeza inicial e corte do mato.

 

3)- Melhorias na cerca e divisão dos espaços.

 

4)- Abertura e limpeza do brejo de onde provém a água.

 

5)- Construção do canal com um tanque primário e tanque  secundário para criação de  peixes e irrigação.

 

6)- Construção de cacimba para reserva de água limpa de melhor qualidade, destinada ao consumo animal e abastecimento em caso de crise hídrica.

 

7)- Plantio de bucha vegetal.( resultado insignificante )

 

8)- Plantio de abóbora. ( resultado insignificante )

 

9)- Plantio de mamão. ( resultado insignificante )

 

10)- Plantio de mudas de árvores frutíferas, caju, manga, macieira, acerola.

( resultado insignificante )

 

11)- Sociabilização entre os participantes incluindo jovens que participaram ativamente da construção do projeto.

12)- Teste de técnicas: 

 

   a)- Corte e tratamento de bambu.

   b)- Montagem de estrutura com bambus.

   c)- Mistura de fazes de composto de barro estrutural e acabamento.

   d)- Bioconstrução de estruturas de barro, cimento e madeira.

   e)- Técnicas de exploração em meio a ambiente hostil ( abertura de brejo ).

   f)-  Técnica de observação de engenharia ambiental.

   g)-  Fazes iniciais de produção de tilápias. ( alimentação, ciclo reprodutivo, qualidade da água e manejo ).

   h)- Fazes iniciais para criação de produtos para venda. ( negócio de buchas vegetais, cestas de alimentos orgânicos, peixe fresco e congelado, pimenta e mandioca).

 

CONCLUSÃO:

 

Sim é possível em uma escala cooperativada  com várias propriedades envolvidas alcançar os objetivos descritos, apresentados e praticados até aqui. É de suma importância a implantação de ideias socioambientais para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa e de preservação do meio ambiente para próximas gerações. 

Os resultados das ações comprovam a suficiência da implantação destas ideias e ideais.

 

Encerramento do estudo e suas atividades:

 

O encerramento do projeto e sua conclusão até aqui se dá principalmente por quetões de cunho financeiro.

 

Considerações finais: 

 

Para que um projeto de tamanha grandeza ter de fato relevância e ganhar espaço no cenário do desenvolvimento social, é necessário investimentos sendo públicos e/ou privados para a aplicação de tecnologias, assessorias técnicas, assim como, insumos e treinamentos. Tendo como resultado favorável a ser implantado como estratégia de longo prazo.

 

AGRADECIMENTOS:

 

“Uma ideia é passível, só se torna possível quando compartilhada.” aps

 

Obrigado aos amigos e parceiros que compartilharam e participaram tornando esta ideia possível.

Sobre o Projeto

Diante da necessidade de organização e implantação de sistemas de produção, comercialização e manutenção de espaços rurais e terrenos surge o Projeto Experimental COOPERSSAF. Um projeto que leva informação e mudanças que são totalmente pensadas e personalizadas a cada espaço seja privado ou de ocupação de terras públicas, gerando desenvolvimento e melhorias além de salientar e fomentar a cooperação entre as pessoas e suas participações.

 

Uma das principais funções da Cooperssaf é levantar o diálogo sobre as possíveis práticas sustentáveis em propriedades rurais, alinhando a este pensamento o levante de idéias aplicáveis que influencie em uma melhor geração de renda local, senso de preservação ambiental, inclusão de terceiros e relação de reutilização e descarte de resíduos. Com este conjunto de ideais observar e criar uma linha organizacional para que se possa ser aplicado as ações no tempo possível.  

 

É social, pois pode gerar trabalho e ocupação para jovens, adultos e idosos que muitas vezes podem estar em situação de risco ou que necessitam de atividades para o bem viver e obter alguma renda. Também é social ao gerar renda local e influenciar positivamente o entorno de cada propriedade.

É da Sustentabilidade, pois em todos os processos produtivos são avaliados e aplicado técnicas e obras de infraestrutura para que haja o máximo de sustentabilidade. É da sustentabilidade pois de fato buscamos sustentabilidade econômica gerando renda para as famílias envolvidas e pessoas que passem ou trabalhem no projeto. Também é da sustentabilidade pois planos e ações de proteção, manutenção e manejo de áreas verdes estão no nosso dia-dia.    

 

É da Agricultura Familiar, pois assim podemos produzir parte do nosso alimento próximo ao consumidor, em pequenos espaços ou em propriedades maiores interligando, juntando pessoas e processos, crescendo e movimentando o mercado local.

 

É ecológica, como grande desafio que é o aumento de áreas verdes ou até criação de reserva, recuperação e preservação de nascentes e afluentes, para que seja possível viver em um ambiente com melhor clima.

Grandes idéias que refletem grandes necessidades,  se é possível sonhar também é possível viver.

​Ação:

Uma ação muito importante que foi conduzida e realizada na Fazendinha Pica-pau em São Joaquim da Barra-SP .

Capim Napiê
Capim Napie
Lírio do Brejo
Lírio do Brejo

Água de boa qualidade e em quantidade é um problema comum a algumas propriedades já que sem a mesma fica impossível qualquer atividade agrícola. Na Fazendinha Pica-pau encontramos um problema comum de amarelidão na água, essa amarelidão se apresentava diluída na água e em porções de um tipo de lodo com aspecto gelatinoso que impossibilitava o uso da água para qualquer atividade. Através de nossos estudos e observações chegamos a conclusão que se tratava de um problema de contaminação causados por plantas, o consórcio de capim Napie, bambu e Lírio do brejo. A solução foi a limpeza do brejo para que toda água pudesse fluir livremente evitando assim o acúmulo da matéria contaminante e com o manejo constante das plantas e limpeza que podem ser aplicadas mensalmente ou até trimestralmente de acordo com o clima e estações do ano. O resultado final foi uma água muito mais limpa podendo agora ser utilizada para irrigação, criação de peixes e para uso animal. 

Assista esse vídeo de 30min. que mostra todas as fazes do trabalho realizado.

Tanque de peixes

A construção de um tanque para criação de tilápias envolve várias etapas desde a escavação, a entrada  e saída de água. Parte do projeto é a produção de alimentos para subsistência e também para venda gerando renda. 

Assista esse vídeo de 3  min. que mostra todas as fazes do trabalho realizado.

Construção de Cacimba

Uma cacimba tem como função proteger nascentes de assoreamentos, reter e reservar água. Neste caso esta água pode ser bombeada para uso em irrigação, trato de animais e ações emergenciais em caso de escassez hídrica. Em sua construção foram utilizado da própria terra e barro do entorno, madeira e uma porcentagem de cimento em um processo de bio-construção causando o mínimo de impacto.

Assista esse vídeo de 5  min. e vejo o resultado.

Obrigado !

Água amarela, manejo do Lírio do brejo e capim Napiê.

Limpeza de brejo e manutenção da qualidade da água para irrigação e criação de peixes.

bottom of page